ELEIÇÃO 2022] Lula lidera, Bolsonaro e Ciro caem e Moro cresce, diz pesquisa Ipespe
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de votos para 2022, segundo a pesquisa do Instituto Ipespe. Em levantamento divulgado nesta sexta-feira 26, o petista manteve os 42% nos dois cenários apresentados e vence qualquer candidato no 2º turno.
Já o presidente Jair Bolsonaro caiu 3 pontos percentuais em relação ao último levantamento e soma agora 25% das intenções de voto para 2022.
João Doria (PSDB), Eduardo Leite (PSDB), Luiz Henrique Mandetta (União Brasil), Rodrigo Pacheco (PSD) e Felipe d’Avila (Novo) não passam de 2%.
No segundo turno, Lula é quem também se sai melhor. Contra o atual presidente, o petista abre 20 pontos percentuais de vantagem: 52% contra 32% do ex-capitão.
Na disputa com Moro, Lula tem 51% e o ex-juiz 34%. Já contra Ciro, o ex-presidente fica com 50% e o pedetista apenas 27.
A maior vantagem do ex-presidente é contra os candidatos do PSDB. Em um eventual segundo turno contra os tucanos, Lula mantém patamares acima de 50%, Doria amarga 22% e Leite apenas 20%. Nos dois casos, os tucanos ficam abaixo de brancos e nulos, que teriam 27% e 29%.
” alt=”” aria-hidden=”true” />
Estimulada
Na pesquisa estimulada, aquela que não apresenta os nomes de candidatos e considerada como o melhor retrato do momento, Lula também aparece na frente.
Segundo o Ipespe, o petista tem 32%, enquanto Bolsonaro fica com apenas 22%. Ciro Gomes e Moro empatam com 3% das intenções de voto.
Os resultados neste caso demonstraram pouco variação em comparação ao levantamento anterior.
Propostas são decisivas
Entre as motivações apontadas pelos entrevistados para escolher um dos candidatos, as propostas apresentadas até o momento são os que mais se destacam.
Ao todo, 39% dos eleitores indicaram que as propostas motivaram a escolha. 35% também apontaram ver no candidato escolhido a melhor opção de nome apresentado e só 20% disseram que irão votar em alguém para evitar que outro candidato vença a eleição.
Maioria decidida
Em outro trecho do levantamento, a Ipespe mediu o índice de decisão dos entrevistados. Ao todo, 44%, ampla maioria, disse já ter tomada a sua decisão de voto. Outros 17% apontaram que só devem fechar sua posição após todos os debates eleitorais e 11% acredita que só irá decidir no dia da eleição.
A pesquisa Ipespe foi realizada entre os dias 22 e 24 de novembro com mil entrevistados de todas as regiões do Brasil. A margem de erro no levantamento é de 3,2 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95,5%. Fonte: Carta Capital.