Após decisão de Rui, PM divulga que encerrou 23 paredões na Bahia durante final de semana
A Polícia Militar da Bahia encerrou, no último final de semana, 23 festas conhecidas como “paredão” em todo o estado. De acordo com a PM, nas ocorrências atendidas houve a apreensão de 21 veículos, 40 equipamentos de som, uma arma de fogo, drogas, além da prisão de cinco pessoas em flagrante, cinco conduções por desobediência e oito por desacato.
Segundo a corporação, os eventos são patrocinados “por grupos criminosos que fomentam a comercialização de drogas e a perturbação pública, especialmente nos finais de semana”.
Na última quarta-feira (13), o governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou que não iria “permitir mais nenhuma festa de paredão na Bahia”. A decisão, criticada por membros de seu próprio partido, aconteceu um dia após uma chacina no bairro do Uruguai, em Salvador, onde um grupo armado atacou uma festa paredão e deixou 6 mortos 18 feridos.
A vereadora Maria Marighella (PT) criticou a decisão do governador. Em sua conta no Twitter, Maria Marighella escreveu que, uma vez que manifestações como o samba e o candomblé já foram proibidos, a proibição aos paredões não pode ser naturalizada. “A cultura das periferias precisam (sic) de políticas, mediações e reconhecimento”, publicou a vereadora. Metro1.