A festa dos Erês, entidades de luzes, que tem ligação direta com os Orixás, é uma tradição nas religiões de matrizes africanas. O Erê é a criança em cada um de nós. (Preâmbulo)
O terreiro Ilê Axé Loya Kaelê localizado no Bairro Bob Kenedy, realizou neste sábado (9) a festa em homenagem aos Santos Cosme e Damião (Ibeji). A celebração teve a participação da comunidade local e convidados e serviu o tradicional caruru que faz parte do ritual. A celebração aos Santos gêmeos é tradicional nas religiões de matrizes africanas e o foco da festa são as crianças que são recebidas com muita alegria à participar do momento com muito doces que são oferecidas à elas. O dia dos Santos é 27 de setembro, no entanto a celebração em Itarantim aconteceu neste sábado, como explica a líder do terreiro (vídeo abaixo).
A celebração é bastante cultural e tem uma forte ligação com o povo brasileiro onde reúne elementos da cultura negra vinda de África e muitas foram inculturadas com vários elementos da cultura brasileira religiosa, um exemplo deles são os próprios Santos venerados na igreja católica que são cultuados nos terreiros com nomes diferentes. A celebração deste sábado contou com a presença de líderes de terreiros que todo ano participam do lindo momento que tem um olhar especial nas crianças. É uma festa celebrada aos Erês que tem sua significação no Iorubá e quer dizer BRINCAR.
A nossa redação esteve presente na festa e acompanhou a celebração. Como era uma festa, praticamente com muitas crianças e que eu precisava de autorização dos pais para o registro e divulgação, todos me deram autorização para a divulgação do material. Assim também como a parte da celebração dos momentos que se seguia com cantos e rezas.
Veja entrevista e alguns momentos da festa. E não se esqueça de se inscrever no nosso canal para receber nossas reportagens.