O ex-jogador do Santos campeão brasileiro em 2002 e campeão português pelo Benfica, Paulo Almeida, uma vez deu uma declaração filmada por este redator, que, Itarantim estava atrasada 20 anos na história e estacionada no tempo sem nenhuma perspectiva no esporte. Paulo, deu essa declaração em 2019 quando a seleção de Itarantim foi desclassificada da terceira fase do campeonato amador de seleções, o intermunicipal. Naquela oportunidade ele citou jogadores da cidade, como Zeza, Augusto, (ele) e outros que tiveram a oportunidade de jogar como profissional e que depois destes atletas não houveram mais nenhum jogador revelado na cidade. Segundo ele de lá para o esporte na cidade entrou em decadência por conta daqueles que estão ocupando a pasta.
Ontem pude ver essa decadência, num evento esportivo que estava sendo realizado em um dos únicos campos da cidade, Rua da Palha. Podemos começar falando da própria estrutura oferecida aos atletas, o campo, num estado lamentável oferecendo poucas condições de jogar, com isso oferecendo riscos à integridade de quem participava do evento.
A falta de boas estruturas como bons campos e áreas esportivas dão espaços ao ócio numa juventude que tem muito pouco incentivo. Nos últimos anos os únicos incentivos que estamos vendo são das instituições religiosas que tem um trabalho voltando aos adolescentes e jovens com suas escolinhas.
Eventos isolados como o que foi realizado neste domingo só mostra a falta de interesse dos gestores que ocupam essa pasta. Aliás desde a gestão da pasta passada ao começo desta que já tem 10 meses, nada ainda foi apresentado como projeto de resgate ao esporte de Itarantim. O que há são eventos realizados de forma individual que, pelo o que nos parece não há a marca da secretaria de esporte como apoiadora. Nos parece que a secretaria não tem um cronograma de apoio financeiro aos eventos esportivos na cidade para fomentar e incentivar o esporte e sua prática nas bases. Esses realizadores destes eventos ainda saem batendo nas portas do comércio local atrás de incentivos.
A secretaria repete e começa realizar erros dos que estavam à frente da pasta na gestão passada. O único foco da secretaria e coordenação de futebol é a revitalização do campo Florindo Dantas que segundo as informações estão na fase de plantio da semente. (Eu achava que seria os tapetes, como me informou lá no começo alguém do governo).
Itarantim tem dois campos, este que cito na Rua da Palha e outro no Bairro Cajazeiras. Estes campos praticamente nunca foram cuidados pelo órgão oficial, são cuidados por aqueles que tem suas atividades esportivas em dias marcados. Aliás, o terreno do campo da Rua da Palha é do ex-prefeito Paulo Construção e a qualquer momento ele pode requerer este local. O campo do Senhor do Bom Fim é uma cobrança daquela comunidade junto aos vereadores que até agora não solucionaram o local. Estão sem campo.
Outros espaços como a principal quadra poliesportiva da cidade ainda não abriram. De acordo uma informação, que, iriam abrir com a cidade participando de um evento regional de futsal. Se isso acontecer será de fato falta de um programa da secretaria. Logo que a cidade por falta da realização de campeonatos e a formação de uma seleção, não teria condição alguma da participação por falta de um projeto à longo prazo e pessoas com conhecimento para manutenção.
Por fim, vamos aguardar o desenrolar dessas demandas.