Após resultado positivo em SP, polícia da Bahia estuda implantar câmeras nas fardas
Após o resultado positivo em São Paulo, a polícia da Bahia está cogitando aderir, também, às câmeras nas fardas dos agentes. Nesta quinta-feira (15), uma comitiva da Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-Ba) foi apresentada ao equipamento. O Grupo de Trabalho encerra a visita nesta sexta-feira (16).
Em São Paulo, com a inclusão da tecnologia nos batalhões, houve uma queda de 54% nas mortes por intervenção policial de maio para junho deste ano. A partir das câmeras, os comandantes podem acompanhar todas as ações das equipes nas ruas, em tempo real. Elas ficam ligadas durante o turno de trabalho dos policiais, sem opção de desligamento.
Com o advento, o que é gravado pode ser usado como provas em processos na Justiça. O secretário da Segurança Pública da Bahia, Ricardo Mandarino, informa que “esse tipo de equipamento produzirá imagens que serão usadas para defender o policial e também para corrigir as falhas”.
Segundo a SSP, a reunião na Bahia teve o objetivo de analisar a funcionalidade das câmeras. Os policias militares e civis, além de bombeiros e corregedores baianos puderam assistir a uma apresentação da tecnologia, com exposição de confrontos reais. O próximo passo, ainda de acordo com a secretaria, será a confecção de um relatório sobre a utilização do equipamento e a aplicação pela polícia da Bahia. Fonte: Metro1.