A Secretaria de Saúde de Itarantim se manifestou nesta sexta-feira (02) e negou informações de que a vacina que foi aplicada na cidade nesta semana esteja vencida. Uma matéria publicada no jornal Folha de São Paulo pegou à todos de surpresa na tarde desta sexta-feira que informava que vários municípios brasileiros receberam lotes de vacinas vencidas. O Portal Bahia Notícias nomeou vários municípios baianos que receberam a vacina que poderia está vencidas, entre estes municípios o site lista de Itarantim com 06 pessoas vacinadas com o imunizante vencido.
Numa nota na página oficial da prefeitura, a Secretaria de Saúde afirma que as vacinas aplicadas na cidade não estão vencidas e que essa informação é falsa. A nota da secretaria na página da prefeitura não explica com muita precisão sobre os lotes que poderiam está vencidos e informa que os lotes recebidos passam por um rigoroso controle.
Ainda nesta tarde de sexta-feira a secretaria de Saúde do Estado (Sesab), em nota informou que, o que pode ter acontecido é um erro de digitação no sistema do Ministério da Saúde, a nota continua dizendo que, os imunizantes foram aplicados no prazo de validade, mas a notificação, ou seja, o registro no sistema do Ministério da Saúde ocorreu depois da data de vencimento da vacina”.