“Jail Bolsonaro”: projeção em prédio de Londres pede prisão do presidente
A cidade de Londres, na Inglaterra, foi palco de atos contra o governo Bolsonaro ao longo de todo o sábado (19.jun.2021). Durante o dia, um protesto percorreu as ruas da capital, enquanto à noite manifestantes projetaram um pedido de prisão do presidente brasileiro na Torre de Londres. Os manifestantes exibiram imagens com o rosto do presidente acompanhados das frases “Jail Bolsonaro” e “The Hage Bolsonaro”.
Jail em inglês significa prisão. O trocadilho foi feito com o primeiro nome do presidente (Jair), pedindo a condenação de Bolsonaro. Já a frase “The Hage Bolsonaro” faz alusão à cidade de Hage, na Holanda. O lugar é conhecido por abrigar a Corte Internacional de Justiça, a Corte Permanente de Arbitragem e o Tribunal Penal Internacional.
O vídeo com as projeções foi publicado por Tom Philips, correspondente do The Guardian na América Latina. Segundo ele, a manifestação foi feita por ativistas brasileiros em parceria com o grupo inglês Projections On Walls.
Graeme Furleye é fundador do grupo britânico Projections on Walls e confirmou ao Poder360 a participação do grupo neste ato. De acordo com Graeme, o coletivo quis demonstrar apoio aos brasileiros neste momento:
“Trabalhamos em colaboração com ativistas brasileiros ontem à noite para mostrar nosso apoio ao povo brasileiro e ecoar seu chamado para que Bolsonaro responda por seus crimes contra a humanidade no tribunal de Haia. Somos uma companhia de projeção que trabalha globalmente com grupos de campanha”, disse o inglês.
O ato também contou com frases em português: “Bolsonaro na cadeia” e “Fora Bolsonaro”.
https://www.youtube.com/watch?v=OOhTkjorSO8