CULTURA] Dia da África, celebração, legados, lutas e políticas afirmativas na Bahia
A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi) destaca a passagem deste 25 de maio, o Dia da África. A data foi instituída oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) e em alusão à fundação da Organização de Unidade Africana (OUA), na Etiópia, no ano de 1963. O Dia da África também integra o calendário oficial da Bahia, a partir da lei estadual 13.693, sancionada em 2017 pelo governador Rui Costa.
Este dia recorda a luta pela independência do continente africano, contra o regime do Apartheid, além do esforço para construção de territórios organizados e desenvolvidos. A data é lembrada em vários países africanos, na diáspora e em diversas partes do mundo.
Na Bahia, a data será marcada pela realização do webinário “Emancipação do continente africano e seus desdobramentos nos países da diáspora”, reunindo especialistas, pesquisadores, gestores municipais, servidores públicos, representantes de conselhos de direito e organizações da sociedade civil. O evento pode ser acompanhado no youtube da Sepromi (youtube.com/SepromiBahia).
Mais sobre o Dia da África – O Dia da África é celebrado como feriado público em países africanos como Gana, Mali, Namíbia, Zâmbia e Zimbabwe. Também há celebrações, porém, realizadas em diversas outras nações do continente e da diáspora. O dia também tem um profundo significado para a memória coletiva dos povos do continente e demonstração de objetivo comum de unidade e solidariedade dos africanos na luta pelo desenvolvimento econômico do continente.