COLUNA DA SEMANA] Uma escola em construção e já parece ruínas
Há anos, se arrasta em construção no bairro Senhor do Bonfim, uma unidade escolar com 12 salas de aula, mais estrutura administrativa e uma quadra de esportes. O valor do convênio é de R$ 3.921.884,24 (três milhões, novecentos e vinte e um mil, oitocentos e oitenta e quatro reais e vinte e quatro centavos). A obra advém de um convênio do município com o ministério da educação, com recursos garantidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Uma obra de tamanha relevância para atender uma comunidade com tantas carências, como se observa no bairro Senhor do Bonfim, merece uma atenção mais especial de nossas lideranças políticas e sociais, para além das paredes de concreto. A promoção de ações para elevar a autoestima e identidade do povo, se faz necessário e urgente para o redirecionamento de novos caminhos. Já há alguns anos, as autoridades de Itarantim precisam de uma reformulação de valores políticos e sociais, usando como referencial o respeito pela cidadania: mais consciência de desenvolvimento humano.
O município precisa de um sistema de planejamento para além das celebrações fantasiosas de palanques eleitorais. São muitas as situações que deixam a cidade no estado em que está. Certamente, no ano de 2022, as promessas se renovarão como se fossem atos de boa-fé. Estarão por aí, muitas vezes, bebendo ‘cachacinha’ de bar em bar e embriagando o sentimento popular. Por isso, a população deve estar atenta para poder fazer as cobranças a quem de direito. Aquela obra estrutural é imprescindível para os desafios educacionais do município e não pode continuar sendo corroída pelo tempo sem previsão de conclusão e entrega.
***
Me permitam uma escrita em versos: [Ó meu povo! atentai bem e informai-vos: Após o carnaval, ao descortinar o véu da realidade, a alegria desbota como a fantasia esperançosa em que vivera embriagado].
De São Paulo, 15 de abril do Ano da Graça de 2021, J Rodrigues Vieira, para o ‘site’ Crônicas de Itarantim.