OPINIÃO] A reivindicação dos comerciantes itarantienses é justa e merece atenção
Dentro do cenário de medidas restritivas em contenção da pandemia da COVID-19, que são necessárias para evitar o descontrole de segurança sanitária, os comerciantes atravessam um momento extremamente delicado que lhes têm causado sérios problemas financeiros; problemas que impactam diretamente na estrutura funcional de emprego e renda de muitas famílias. Portanto, será muito importante valorizar os empreendedores e colaborar com os pequenos negócios locais durante o período de crise sanitária. Afinal, são atividades que tanto ajuda na sobrevivência das pessoas, quanto no desenvolvimento socioeconômico do município.
O professor e comerciante Anderson Medrado, corajosamente, compareceu à tribuna da câmara municipal, durante a sessão do dia 23 de março, onde expôs uma proposta lúcida e de perspectiva futura, apontando caminhos objetivos para além de uma questão de governo a curto prazo, e sim, de cidade em sua continuidade. Desde quando, respeitando os protocolos das medidas legais, a partir da exposição do comerciante, de forma clara, a de ser necessário mobilizar a sociedade e criar uma consistente rede de apoio ao comércio local, além das medidas restritivas. Anderson Medrado sugeriu às autoridades, prefeito e vereadores, que estimulem a economia, incentivando que as pessoas façam suas compras no município. Isso para que, após a superação da pandemia, o setor se mantenha funcionando por meio de uma aproximação entre clientes e serviços.
Como medida a ser avaliada, na tribuna da câmara, o professor apresentou uma proposta dos empreendedores, que solicitam entendimento do prefeito Fábio Gusmão, para que em seu planejamento de gestão, possa analisar a possibilidade de ser criado um departamento especifico que dialogue de forma direta e continuada com os comerciantes. O vereador Álvaro Martins, reforçou a defesa, mostrando seus custos e benefícios para o município.
Empreender é uma atividade desafiadora e tem impacto direto no dia a dia do município. Por isso, a reivindicação dos comerciantes é justa e merece atenção das autoridades. A bem verdade, como lembrou Anderson Medrado, os pequenos negócios são responsáveis pela maioria dos empregos, que além de gerar renda, contribui de forma decisiva para o funcionamento da estrutura pública municipal por meio da arrecadação de impostos. Portanto, esse debate precisa ser aprofundado de forma séria e determinada, como fez Anderson Medrado, ao ser claro e objetivo quando usou a tribuna da câmara de vereadores, em nome da categoria. Por assim ser, acredito que, devido ao momento difícil, o prefeito Fábio Gusmão, certamente, estará disposto a estabelecer uma agenda para ouvir melhor as propostas do setor.
***
No áudio abaixo, em entrevista ao ‘site’ Crônicas de Itarantim, Anderson Medrado reforça os motivos de sua fala na tribuna da câmara de vereadores, dizendo que, apesar da importância do comércio para a sobrevivência econômica do município, “vidas são mais importantes”. Ouça:
De São Paulo, 25 de março do Ano da Graça de 2021, J Rodrigues Vieira, para o ‘site’ Crônicas de Itarantim.