CONVITE AO PENSAR: A SAÍDA DA SECRETÁRIA DE SAÚDE DO GOVERNO DE FÁBIO GUSMÃO NÃO É UM BOM SINAL
A exoneração da Secretária de Saúde Daniela Rocha surpreendeu a população e agitou as redes e mídias sociais. A sua saída repentina do governo gerou especulações e algumas avaliações apressadas, como a que disse: “a enfermeira vinha fazendo um trabalho razoável, mas abaixo do esperado”. Se essa avaliação refletisse de fato a realidade, a saída da Secretária seria, até certo ponto, “normal” e mais fácil de ser assimilada.
Contudo, os dados e as ações da Secretaria quando analisadas, mostram o contrário. O trabalho da SECRETÁRIA além de bom, estava acima do esperado. Tanto que a boa avaliação do governo até aqui, (como escrevi em outro artigo), se deve principalmente à pasta da saúde e aos seus profissionais.
É importante lembrar que a ex-secretária Daniela Rocha e equipe assumiram a Secretaria da Saúde no auge da pandemia da COVID-19, sendo a pasta mais exigida desde o início do governo. Os dados quando comparados à gestão passada ratificam ainda mais o bom desempenho alcançado. Basta analisar o boletim do dia 19/03/2021 e deter-se nos números de ativos, de internações e na queda de óbitos apresentados.
A boa avaliação da Secretária salta de patamar quando inclui vacinas recebidas (1.440) e administradas (1.300 – 1ª e 2ª doses). Salta ainda mais, se considerar a logística aplicada na vacinação do público alvo desse período, e sem denúncia de fura-fila como aconteceu em várias cidades do país.
Por tudo que foi feito nesse curto período é que a saída da Secretária Daniela Rocha não é tão fácil de ser compreendida. Afinal, nenhum prefeito nomeia uma Secretária para ficar apenas 72 dias no cargo. E, nenhuma Secretária aceita assumir uma pasta tão importante como é a da Saúde, para ficar tão pouco tempo. A incompreensão de sua saída aumenta, quando entendemos que a nomeação para o primeiro escalão é o reconhecimento profissional por todo um trabalho realizado, e a oportunidade de fazer mais pela saúde do município e pela própria categoria.
Portanto, quando uma Secretária bem avaliada pede exoneração, de maneira tão rápida, é sinal que alguma coisa não deu certo. É sinal que as coisas não vão tão bem no andar de cima da NOVA GESTÃO, como tentam passar. Pior. É sinal que o alerta no governo já foi acionado e esperamos, para o bem da população, que ele seja desativado antes que o caos se instaure e outros secretários(as) resolvam seguir o mesmo caminho.