Só 12% dos eleitores não votariam nem em Lula nem em Bolsonaro
Na pesquisa PoderData divulgada na última 5ª feira (17.mar) simulando o 1º turno da eleição presidencial 2022, Lula tem 34%. Bolsonaro, 30%. Quando se cruza a intenção de voto com a rejeição, descobre-se que 12% dos eleitores (17,7 milhões de brasileiros) não querem votar nem no petista nem no atual presidente.
Pelos dados do PoderData, é possível averiguar como votam esses 12% que dizem rejeitar tanto Lula como Bolsonaro. Segundo a pesquisa, 17% votariam em Sergio Moro (sem partido). João Amoêdo (Novo) e Luciano Huck (sem partido) têm a preferência de 10% cada. João Doria (PSDB) atrai 9% dos que rejeitam o petista e o presidente.
METODOLOGIA
A pesquisa foi realizada pela divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.
Foram 3.500 entrevistas em 545 municípios, nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.
Leia a íntegra do relatório da pesquisa.
ANÁLISE
Nos últimos dias surgiram análises do tipo “nem Lula, nem Bolsonaro” em setores do establishment e da mídia. Pelo que mostram os dados do PoderData, esse sentimento ainda está longe de ter alguma tração significativa entre os eleitores. Só 12% estão nessa “vibe” que busca uma 3ª via para a disputa do Palácio do Planalto em 2022.
Por pior que esteja o país em meio à pandemia, crise econômica e incerteza sobre o futuro, ainda não apareceu nenhuma personagem capaz de furar a polarização entre Bolsonaro e Lula.
As centenas de empresários, banqueiros, operadores do mercado e ex-autoridades que assinaram uma carta prolixa sobre a atual conjuntura ensaiaram o “nem Lula, nem Bolsonaro”. Mas disseram isso de maneira oblíqua, sem assertividade. Estão com uma lanterna na mão procurando um nome. Esse nome ainda não existe.
Eis os dados: