CONVITE AO PENSAR: A PRIMEIRA SESSÃO ORDINÁRIA, SOB A LIDERANÇA DE ZEZA GIGANTE, TEM TUDO PARA SER UM MARCO NA HISTÓRIA POLÍTICA DO MUNICÍPIO
A sessão ordinária da Câmara de Vereadores da nossa cidade, a primeira do ano e sob nova direção, foi um dos momentos mais extraordinários dos últimos tempos. Quase tudo que aconteceu na noite do dia 03/03/2021 foi Política no sentido pleno da palavra, aquilo que Aristóteles definiu como “felicidade individual e coletiva”. Uma sessão histórica, capaz de fazer o cidadão desacreditado a rever seus conceitos e voltar a gostar de Política.
Foi a primeira sessão da nova mesa diretora presidida por Zeza Gigante (DEM) e dentre os momentos importantes, quatro me chamaram a atenção e podem ser revistos no canal da TV WEB REGIONAL e no site CRÔNICAS DE ITARANTIM que deram ampla cobertura ao evento.
O primeiro momento foi a homenagem feita ao Sr. Manoel Coelho, ex-vereador por dois mandatos e presidente da Câmara num tempo em que os legisladores não eram remunerados e aceitavam a missão por amor aos moradores e ao município. Foi o encontro de duas gerações políticas do município, uma representada por seu Manoel e a outra por vários agentes públicos. Momento em que a política do presente reverenciou a do passado e juntas acenaram para política do futuro.
O segundo foi a presença do prefeito Fábio Gusmão, o que não acontecia há muitos anos, como bem lembrou o presidente. A presença do prefeito na abertura dos trabalhos do legislativo foi um aceno à importância da harmonia entre os poderes para o bem da população, – “os poderes são independentes, mas não são inimigos” – lembrou o prefeito. Fábio Gusmão falou claramente o que espera dos vereadores e o que esses podem esperar do executivo. Também ouviu elogios, cobranças e críticas de alguns parlamentares, sempre no tom que cabe aos poderes constituídos. A presença do prefeito também suscita, naturalmente, alguns questionamentos: Será que o próprio fará a articulação política do seu governo com a Casa Legislativa? Não teremos, então, o “super secretário” para esse papel, como aconteceu em outros governos?
O terceiro foi a valorização da mídia alternativa do município e região pelo presidente. Ao usar a tribuna, Zeza fez questão de lembrar nominalmente de todos os meios de comunicação que cobrem os trabalhos do legislativo. O presidente, segundo informação, reuniu individualmente com cada comunicador e prometeu apoiá-lo naquilo que for possível. A postura do Presidente, além de fortalecer a mídia alternativa e os profissionais da comunicação da nossa cidade, mostra a sua visão de homem público ao tratar todos os comunicadores de forma igual, coisa que até aqui ainda não vimos por parte do prefeito Fábio Gusmão. Portanto, a postura adota por Zeza é a correta e única na história do município, certamente, lhe trará frutos no tempo oportuno.
O quarto momento foi quando o presidente apontou algumas metas para a sua gestão. Crítico de outras gestões, Zeza garantiu que em alguns meses a Câmara Municipal “comparar um carro zero” para sair da locação automotiva que tanto criticou. Também prometeu fazer uma gestão transparente, prestando contas trimestralmente aos vereadores e aos meios de comunicação para que todos tenham acesso ao que entra e sai da conta legislativa. Vale lembrar ainda que durante o recesso do legislativo, o presidente fez uma grande e importante reforma na casa do povo, elogiada por políticos da situação, oposição e pela comunidade em geral.
Na política existe dois tipos de políticos: aquele que agarra a oportunidade com todas as forças para voos maiores, e aquele que tendo a mesma oportunidade a joga fora. Bem, Zeza Gigante pertence ao primeiro tipo e a atual conjuntura do seu grupo político lhe favorece para voos maiores. E, como ensina o ditado popular: “rei morto (politicamente), rei posto”.