Sextou! Você conta ou eu conto? Atenção Itarantim! A NOSSA ARMA É A VACINA!
Durante a última semana temos acompanhado uma mudança significativa na postura com que o Governo Federal vinha tratando a pandemia no Brasil. O presidente Jair Bolsonaro e seus apoiadores que até recentemente se posicionavam de forma esdrúxula sobre as medidas de prevenção do Covid-19, tanto nas redes sociais quanto em pronunciamentos oficiais, partiram para uma estratégia de se aliar aos diálogos defendidos pela ciência, inclusive reforçando seu compromisso com a imunização da população.
O fato é tão aleatório, ou contraditório, que o presidente chegou a negar que já tenha chamado à pandemia de ‘gripezinha’ ou que em algum momento tenha levantado pautas antivacina, mesmo que todos os seus discursos estejam registrados em vídeos. Curiosamente, o “novo Jair” nasce depois do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Edson Fachin, anular as condenações do ex-presidente Lula na Lava Jato, tornando-o elegível para as eleições do ano que vem. Em seu discurso após a decisão do ministro, Lula fez severas críticas a como o atual governo tem administrado o país, e parece que elas surtiram efeito.
Veja:
Não parece o mesmo Governo que já fez declarações absurdas como as listadas no vídeo abaixo e que por muito tempo empurrou o país para o caminho oposto ao que mundo seguiu.
Pra quem sempre se opôs ao presidente Jair Bolsonaro e defendeu as recomendações da OMS, esse ‘novo perfil’ é tardio, já que muitas das quase 300 mil mortes poderiam ter sido evitadas se o Governo Federal tivesse assumido essa postura antes. Embora de forma atrasada, a vacinação em massa parecer ser uma válvula de escape. Para a população a novidade é uma esperança de sobreviver ao caos que tem sido imposto pela doença e pelas consequências dela. Já para o Governo, é uma forma de diminuir a tensão estabelecida com a volta do maior líder de esquerda do país ao jogo político.
Vale lembrar que estados e municípios tem se organizado para garantir que as vacinas cheguem à população. Na última terça-feira (09), a Câmara Municipal de Vereadores autorizou por unanimidade à entrada da Prefeitura Municipal de Itarantim no Programa Nacional de Imunização (PNI), através de um consórcio que reúne 1.703 municípios brasileiros da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), para aquisição de vacinas. Veja a matéria.
Em Itarantim Câmara de vereadores autoriza prefeitura entrar no consórcio de aquisição de vacinas
Diante disso, cabem a nós os esforços para descontruir os tabus e medos que circundam as vacinas. Foram tantas as tentativas da extrema direita de descredibilizar a ciência e de alimentar conspirações e movimentos antivacina, que será difícil convencer muitos cidadãos do contrário e fazê-los receber o imunizante.
Por mais que as falas obscuras sejam revogadas pelo próprio homem que as disseminou por estratégia para continuar no poder, ainda é complexo para muitos de seus seguidores engolirem o orgulho, reconhecerem seus erros e tentar trilhar o caminho contrário.
Muitos itarantienses se posicionam veementemente contra qualquer tipo de vacina e não é difícil encontrar publicações nas redes sociais de quem garante que jamais aceitaria os imunizantes. As alienações são diversas e vão desde ‘chips implantados para manipulação global’ até a ‘inserção proposital de doenças como o câncer para controle populacional’.
As autoridades ainda terão bastante trabalho até que consigam conscientizar a população da importância de TODOS sermos vacinados. A semente do negacionismo quando plantada, germina… E infelizmente agora todos terão que colher os frutos.
É MELHOR JAIR VACINANDO!