SOCIEDADE] Um dos primeiros vereadores de Itarantim, Sr. Manoel Coelho, recebeu homenagem dos vereadores
A história de seu Manoel Coelho, um dos primeiros vereadores de Itarantim, não caberia nesta matéria caso a gente fosse contar de fato a sua história que se confunde com a história da cidade. Mas iremos nos atentar apenas na homenagem que os vereadores da casa de leis fizeram à este homem que tem muito ainda para nos ensinar com sua sabedoria popular, generosidade, fidelidade com seus princípios de honestidade e fé.
Na abertura dos trabalhos do legislativo que aconteceu nesta quarta-feira (03), o vereador Zeza, presidente da Câmara, prestou homenagens a alguns vereadores e vereadoras, como a ex-vereadora Maria Vieira (que iremos ainda contar um pouco da história dela aqui) que não esteve presente e o ex-vereador Manoel Coelho, estes são os vereadores/as mais antigos/as que ainda estão vivos/as.
O contexto histórico de seu Manoel é de alguma forma o contexto político de Itarantim, esteve vereador num tempo onde era um tempo de um Brasil dominado pelos militares, o país tinha sofrido um golpe, entrávamos naquele momento para um dos piores curso da nossa história que iria marcar a vida de muita gente.
Tirava de seus cidadãos a liberdade de pensar, daqueles que pensavam diferente de um sistema ditatorial que matava, prendiam pessoas e muitas dessas pessoas até hoje nunca souberam dos seus paradeiros. Em Itarantim o vereador Manoel ajudava construir a cidade, mesmo que naquele tempo vereador não era remunerado. (Ele afirmou em uma de suas falas que o exercício neste tempo era por puro amor)
Num raro momento que eu tive com seu Manoel, numa época de festa da padroeira de Nossa Senhora Aparecida, festa da comunidade aqui do bairro André Luiz onde eu fazia parte da coordenação da festa (que aliás ele foi neste dia, 12 de outubro, o homenageado pela comunidade de Aparecida).
Neste dia ele me confidenciou que as reuniões ou as sessões dos vereadores de Itarantim, acontecia na cidade de Macarani (Ele me contou boas histórias e que eu pretendo um dia destes gravar com ele, para que a história não seja consumida no esquecimento e depois se perca sem ser contada para as futuras gerações), Macarani era a cidade referência nessas bandas e tudo de burocrático acontecia por lá, onde os políticos faziam suas reuniões e assembleias para decidir rumos de algumas cidades na região, inclusive Itarantim.
Nesta quarta-feira, o ex-vereador mais experiente que ainda está vivo para nos contar suas experiências, usou os microfones da Câmara numa tonalidade de voz que parecia que estava exercendo a sua função de legislador, se dirigindo às autoridades ali presente com toda as formalidades. Sempre ao lado de sua esposa, a senhora Edmea, ele tirou risos das pessoas que estavam acompanhando a sessão de abertura dos trabalhos.
A Câmara Municipal, a mesa diretora, o vereador presidente (Zeza), está de parabéns por prestar essa homenagem à história do senhor Manoel Coelho de 92 anos, pai de sete filhos, quatro mulheres, três homens e com um legado de vida que não se pode separar jamais da história de Itarantim.
Todas as fotos desta sessão estão na página do site no Facebook (Crônicas de Itarantim)