SEXTOU! Você conta ou eu conto? PREFEITO, A GALERA “TÁ” NA BRONCA!
Que o Brasil tem vivido seu pior momento em relação à pandemia de Covid-19 não é novidade para ninguém. Na última semana vimos tristes recordes de mortes serem quebrados enquanto o SUS colapsa e sinaliza que a realidade vivida por Manaus pode se estender ao restante do país. Já ultrapassamos a marca de 260 mil vidas perdidas, sendo que destas mais de 12 mil apenas no território baiano.
Mas as medidas adotadas pelas autoridades para tentar reverter o quadro crítico em que nos encontramos tem incomodado alguns conterrâneos e mobilizado as redes sociais para tentar encontrar “um culpado” para tudo que temos enfrentado, e sobrou até pra o prefeito. Entenda!
Os decretos estaduais que visam evitar aglomerações incluem o fechamento de estabelecimentos não essenciais, toque de recolher e a proibição da venda de bebidas alcoólicas. Alguns internautas itarantienses desabafaram que Rui Costa está prejudicando o comércio e seus lucros com essa ‘imposição ditatorial’ do ‘fique em casa’. Há ainda quem acuse o prefeito Fábio Gusmão de compactuar com toda essa ‘perseguição desnecessária’ aos comerciantes, alegando que o âmbito municipal deva bater de frente com a determinação estadual e abrir tudo. Inclusive, há relatos de empresários convocando os ‘mais corajosos’ a não obedecerem o decreto. Você teria coragem? É treta de hierarquia ‘mermão’! Fato é que agradando ou não, o decreto continua valendo e bambu continua gemendo. De quem é a culpa?
Se por um lado muita gente acredita que o Governo Federal de Jair Messias Bolsonaro vem sendo extremamente irresponsável, pelas bizarrices públicas que se opõem a tudo que é recomendado pela OMS, ainda há quem acredite que ele não deve ser responsabilizado pelo cenário caótico no país onde está presidente. Eles dizem: “Culpem os governadores, os prefeitos, o STF, o Congresso, o Senado, a Globo, os jornalistas, mas deixem o meu Mito em paz. Bolsonaro tem razão e tô fechado com ele”.
Será mesmo que o mundo inteiro agiu de forma errônea e Bolsonaro sempre teve razão? Todos os esforços e investimentos da ciência global são por pura birra pra prejudicar o nosso ‘Alecrim Dourado? O tratamento precoce com cloroquina, remédio de verme e ozônio no orifício rugoso poderiam ter salvado 260 mil brasileiros?
Não há como negar que os esforços do presidente como aliado do vírus são grandes. Ele dificulta o acesso da população à vacina, ao contrário do que o resto do mundo tem feito, além de incitar que as pessoas não confiem na vacinação.
Vem burocratizando a viabilização do auxílio emergencial que poderia amenizar os transtornos dos mais vulneráveis. Ele estimula o uso de medicamentos sem nenhuma comprovação científica, promove aglomerações e participa delas discursando contra o uso de máscaras se apoiando em notícias falsas. E por fim tem aversão ao lockdown, já que para ele a técnica válida é a de infectar toda a população, deixar que morra quem tiver que morrer e governar para os sobreviventes. Chique né?
Mas é mais fácil pra o ‘gado’ que o segue atacar as lideranças estaduais e municipais por impossibilitarem as bebedeiras, os ‘reggaes babadeiros na roça’ e os rolês de fim de semana. O seu apoio ao presidente genocida garante uma vaga na UTI? Garante seu salário na Fábrica caso ela paralise suas atividades novamente? Garante alguma coisa de útil em sua vida?
Estamos num trem desgovernado!