SEXTOU! Você conta ou eu conto? Hoje é sexta-feira, dia de torrar o salário!
HOJE É SEXTA-FEIRA, DIA DE TORRAR O SALÁRIO… Certo? Errado!
A canção de Biu do Piseiro e Pedrinho Pisadinha não cabe para as 343 cidades baianas que tiveram toque de recolher decretado pelo Governo do Estado a partir de hoje (19).
A medida que vale até a próxima quinta-feira (25) determina que estabelecimentos comerciais encerrem suas atividades até às 21h30, garantindo assim que até às 22h estejam fechados e vazios, e que assim permaneçam até às 5h. As exceções são os serviços essenciais de saúde e farmácias, postos de gasolina, limpeza pública e manutenção urbana.
Quem trabalha na madrugada deverá portar um documento que comprove para poder circular na rua e quem descumprir as regras poderá ser preso e responder por crime contra a saúde pública. Ba-ba-do!
Para muitos o toque de recolher pode parecer um absurdo ditatorial de um governo ‘esquerdista’, por impossibilitar as aglomerações típicas do fim de semana e os rolês que tendem a ficar cada vez melhores madrugada adentro, mesmo durante uma pandemia que já matou 2.441.610 pessoas em todo mundo, sendo que destas, 244 mil apenas no Brasil.
A Bahia já registrou 11 mil mortos desde o início da pandemia e o Governo do Estado já havia alertado sobre o aumento significativo tanto no número de novos casos, quanto na demanda por leitos de UTI por conta do Covid-19, ao ponto de chegarmos a essa medida mais extrema. Pelo menos em Itarantim a pandemia parece ter acabado desde a campanha política municipal, quando TODOS os grupos realizaram movimentos com aglomerações, validados pelo interesse de chegar ao poder.
Por mais que o negacionismo impregnado na sociedade tente justificar de várias formas que o toque de recolher é um abuso desnecessário, a Polícia Militar garantirá que ele se cumpra. Mesmo que você tenha porte de atleta para resistir à ‘gripezinha’, não poderá resistir à prisão se insistir em quebrar as regras.
Mesmo se argumentar que está munido com o kit covid, aquele lá que não tem nenhuma comprovação científica, não poderá passear por aí. Estamos extremamente atrasados com a vacinação em relação ao mundo, e só 2% da população baiana foi vacinada até agora.
Se isso por si só já é uma preocupação, imagina quando somada às constantes investidas da extrema-direita para minimizar os efeitos da pandemia, para descredibilizar os esforços da ciência e para alienar os menos esclarecidos com discursos antivacina. O quadro pode piorar ainda mais!
Desse modo, querido “Alecrim Dourado” que nasceu no campo sem ser semeado, se a ignorância do obscurantismo fizer com que você acredite que está perdendo sua liberdade de ir e vir por conta desse decreto, lembre-se do que já perdemos até aqui.
Perdemos milhares de vagas de emprego, perdemos nosso poder de compra, perdemos um ano letivo inteiro, perdemos a credibilidade enquanto país e perdemos inúmeras vidas. Seu lazer não está acima da constituição, e nem acima da vida dos outros.
Hoje você vai ‘sextar’ em casa!
#toquederecolher
Parabéns Ícaro, me diverti muito com seu texto, informativo e divertido, to gostando demais dessa gestão!!