RELIGIÃO] Missa das Cinzas abre de forma oficial o período quaresmal da Igreja Católica e Campanha da Fraternidade
A Igreja Católica abriu de forma oficial nesta quarta-feira (17), Quarta-feira de Cinzas, o período quaresmal que se celebra os 40 dias de Jesus no deserto. Este é um período de retiro para o povo católico, momentos de reflexão, jejum, penitência, convenção e perdão, relembrando assim os ensinamentos de Jesus Cristo no seu deserto pessoal.
É o reconciliamento do povo com Deus, segundo a tradição fala. De acordo com o que diz a Igreja Católica, a data introduz os fiéis ao tempo litúrgico que exorta o arrependimento dos pecados para alcançar a eternidade e celebrar bem a Páscoa. São 40 dias até a Pascoa que é o momento central da celebração da Igreja Católica, morte e ressurreição.
Em Itarantim a tradicional celebração das cinzas aconteceu no Centro de Pastoral com a tradição das cinzas marcando os fieis, mas que desta vez a marcação não foi com o sinal da cruz na testa e sim apenas colocada na cabeça por conta do momento da pandemia do coronavírus.
Nesta celebração da quarta-feira das cinzas abre também de forma oficial a Campanha da Fraternidade (CF) que este ano é uma campanha ecumênica, Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) que terá como tema; “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”, texto extraído da carta de São Paulo aos Efésios, capítulo 2, versículo 14.
Esta é a 5º Campanha da Fraternidade que é ecumênica organizada por entidades de vários credos ligadas ao Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) junto a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) (Confira o vídeo oficial da CFE ao final da matéria)