ITABUNA] Cidade do sul baiano tem alta ocupação de leitos
Um dos municípios que concentrou o maior número de casos da Covid-19 durante o ano de 2020 na primeira onda da pandemia, a cidade de Itabuna, no Litoral Sul, é hoje a segunda maior em número de casos ativos no estado, ficando atrás apenas da capital. O município já vive o risco iminente da falta de leitos para o tratamento da doença. Isso porque as Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), destinadas à Covid-19 já chegam a 93% de ocupação.
Apesar da situação alarmante, e da possibilidade da adoção de medidas restritivas, até o final da noite desta terça-feira (16), ainda não haviam sido traçadas estratégias a serem adotadas pela gestão municipal para enfrentar um maior agravamento do quadro.
Em entrevista ao Bahia Noticias, a secretária de Saúde Lívia Mendes disse que uma reunião ocorreria no fim dia para pensar medidas, principalmente nos bairros de São Caetano, Fátima e Califórnia, onde o índice de casos é mais alto. “Ainda não existe lockdown, mas provavelmente teremos que tomar medidas mais radicais e restritivas como esta”, disse, fazendo referência ao fechamento de estabelecimentos não essenciais e à implementação do toque de recolher – já determinado pelo governo da Bahia por 7 dias a partir da próxima sexta-feira (19) entre 22h e 5h.
Desde o início da pandemia, a cidade já registrou 21.619 casos da doença, além de 547 óbitos e 759 casos ativos, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Números superiores aos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna, que revelam 21.246 contaminados desde o início da pandemia, 584 casos ativos e 386 óbitos.
Fonte: Bahia Notícia