CANDIDATURAS LARANJAS] Na região vem se intensificando na justiça e pode pegar muita gente
A eleição de 2020 foi diferente e atípica no seu processo por conta da pandemia que restringiu muitas ações nas programações que geralmente acontecem no processo eleitoral.
Ao terminar o processo eleitoral muita gente deu entrada na justiça por conta de candidaturas laranjas que os partidos colocaram para concorrer a eleição de forma apenas virtual mas que nenhuma destas candidaturas teve nem se quer seu voto.
Em Vitória da Conquista a Justiça Eleitoral acatou vários pedidos de suspeita de fraude nas cotas de gênero nas eleições de 2020 e agora mais um partido na cidade estar sendo investigado.
Numa reportagem do Blog do Sena de Vitória da Conquista, diz que, nas eleições municipais de 2020, dos 446 candidatos, 27 candidatos tiveram de 0 a 10 votos. Destes números, 11 candidatos não receberam nenhum voto, nem o próprio. São eles: cinco candidatos do PL, duas candidatas do PRTB, um do PODE, dois do PTC e um do PP.
Aqui em Itarantim muitos presidentes de partidos foram chamados na justiça para se explicar sobre algumas candidaturas que possivelmente eram candidatas laranjas, destes, vários partidos tiveram candidatas que não teve nenhum voto e algumas tiveram apenas de 01 a 02 votos, ao todo foram 06 candidaturas, todas mulheres.
Levantando um dado rápido no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em algumas cidades de interesse da nossa reportagem na região, constatamos as seguintes informações de possíveis candidaturas laranjas;
A cidade de Potiraguá teve 02 candidaturas de mulheres que não teve nenhum voto. Macarani foram 05 candidaturas que ficaram entre 01 voto e zero, dentre essas 04 eram mulheres em diversos partidos. Itapetinga teve duas candidaturas, uma indeferida pela justiça, a outra teve apenas um voto, segundo as informações do TSE, Itapetinga é a cidade que teve um menor número de candidatas tidas como laranjas.
A cidade com maior número das que o site pesquisou aqui na nossa região, foi a cidade de Itambé, que teve 09 candidaturas que não passaram de 01 voto, entre essas candidaturas tinham 05 mulheres e uma diversidade de partidos envolvidos.
Essas candidaturas são para preencher a cota dos partidos que prevê uma porcentagem de mulheres, muitas nem fazem campanha e estão ali apenas como candidaturas virtuais. Segundo a informação que o site apurou, caso a justiça acate algumas destas denúncias, vereadores podem perder o mandato.
No caso de Vitória da Conquista a justiça já convocou todos os vereadores do Partido Progressista (PP) para prestar depoimentos na cidade.